quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Secretaria Municipal de Saúde realiza procedimentos oftalmológicos gratuito a população itauense


A Prefeitura Municipal de Itaú-RN por meio da Secretaria de Municipal de Saúde e em parceria com o Centro de Imagem Elizabeth Dantas (CIED) de Alexandria-RN, realizou nesta manhã desta terça-feira, 06 de agosto de 2019, no Anexo da Unidade Básica de Saúde (UBS) Mãe Dália, cerca de 80 atendimentos a pacientes do município com problemas de visão, oferecendo serviços gratuitos, de triagens para procedimentos oftalmológicos com o médico oftalmologista Dr. Hudson Coriolano do CIED, realizando exames de glaucoma,  medição de pressão ocular, fundoscopia Ocular,  diagnóstico de Catarata, diagnóstico de Pterígio e entrega de Colírios.

De acordo com o coordenador de saúde Nedilson Paiva, já são quase 300 beneficiários com o programa "controle de glaucoma" no município de Itaú, recebendo acompanhamento a cada três meses. "Ao longo dos anos, foram introduzidas novas medidas de assistência aos pacientes com glaucoma na rede pública de saúde. Uma das principais estratégias de combate ao glaucoma é feito por meio de prevenção às doenças que causam o problema. As ações preventivas permitem a detecção precoce do glaucoma, o que contribuiu para o tratamento mais rápido e adequado", disse Nedilson.

Para o prefeito Ciro, as ações de políticas públicas são de fundamental importância para melhorar a qualidade de vida, e os casos de glaucoma que vem aumentando consideravelmente a cada ano na sociedade, acarreta despesas para o cidadão e a gestão tenta contribuir de alguma forma, principalmente na prevenção: "Glaucoma é doença tratável, necessitando de ação medicamentosa ou cirúrgica em alguns casos. Porém, o tratamento,  exige que os remédios sejam administrados continuadamente, e eles são caros, gerando despesas para o cidadão. Com essas parcerias do Governo Federal por meio do SUS, do CIED e da prefeitura, reduzimos essas despesas", afirmou Ciro.








Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário