domingo, 5 de maio de 2019

Prefeitura Municipal de Itaú realizou com sucesso sua 8ª Conferência Municipal de Saúde


Aconteceu na última sexta-feira, 03 de Maio de 2019, a VIII Conferência Municipal de Saúde de Itaú-RN, com o tema "Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS" no Centro de Educação Infantil Professora Maria Iraídes de Oliveira Souza. O evento promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde.


A 8ª conferência teve início com a formação da mesa das autoridades presentes como o Vice Prefeito Paulo César, representando o prefeito Ciro Bezerra; o Vereador Antônio Dias, o Secretário de Saúde Ivan Fernandes; o Coordenador de Saúde Nedilson Paiva, Gilter Fernandes presidente do Conselho Municipal de Saúde e pelos técnicos convidados da Secretaria Estadual de Saúde e do Conselho Estadual de Saúde o conferencista Francisco Glériston e a Mediadora Maria Neuma.

Após a execução do Hino Nacional o coordenador de saúde, Nedilson Paiva, fez uma apresentação da situação da saúde municipal, chamando a atenção dos técnicos que destacaram que estavam participando da 31ª e pela primeira vez ouviram falar em um grupo de saúde mental como também um laboratório de entomologia.




A técnica Neuma parabenizou a administração pelo avanço e pelos elogios que o município recebe de todos que fazem uso dos serviços do município.

O evento contou com palestras sobre financiamento adequado e suficiente do Sistema Único de Saúde, o SUS, ministrada por Glériston, em seguida ouve a formação de grupos e entrega de propostas para melhoria da saúde no município.

Os encontros contaram com a participação de profissionais da rede municipal, de instituições privadas, prestadores de serviço e usuários do serviço. Os eixos temáticos da conferência são a Saúde como Direito, a Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Foram debatidos o tema central e os eixos, a partir do documento orientador elaborado pelo Conselho Nacional de Saúde. Na etapa preparatória para realização da VIII Conferência Municipal de saúde. Além disso, aconteceu a formulação de propostas e diretrizes que foram elaboradas em Grupos de Trabalho e, posteriormente, apreciadas e deliberadas na Plenária Final.

O momento foi encerrado com a escolha dos delgados e suplentes.




Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário