segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Em Itaú, mais de 200 pessoas são imunizadas contra o sarampo no dia D.


O “Dia D” de vacinação contra o sarampo foi realizado neste sábado, 15, em todo o Brasil. Em Itaú foram imunizadas 210 pessoas contra o sarampo que não se encontravam imunizadas com a primeira dose do sarampo e que tenham idade entre 5 e 19 anos.

Mais de 95% do público alvo já foram imunizadas no município de Itaú

A meta de imunização é de 95%, que conforme dados do PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) do município, existe um público de 1.225 pessoas (público alvo).

Segundo a enfermeira Janeuma Kelly “com a imunização deste sábado, a meta do município de Itaú para pessoas de 5 a 19 anos já ultrapassa a meta nacional, que é de 95%, isso se dá graças à busca ativa realizada pelo municio, através dos agentes comunitários de saúde, que ao realizarem as visitas domiciliares identificam as pessoas que não foram imunizadas, e essas pessoas são orientadas a procurem a UBS para serem vacinadas, e alerta ainda para que as pessoas vacinadas neste sábado, tomarem a segunda dose após decorrido os 30 dias”.

A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Itaú contou com 03 (três) postos de vacinação para imunização da população. A ação faz parte da campanha nacional de vacinação contra a doença e o público alvo da primeira fase são pessoas que não tenham tomado a primeira dose da vacina contra o sarampo.

Neste sábado, em todo o país, 42 mil postos de saúde estiveram abertos para o dia D de vacinação contra o sarampo. O objetivo é imunizar crianças e jovens entre 5 e 19 anos. A campanha foi lançada pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (10), com a intenção de vacinar cerca de 3 milhões de pessoas até o dia 13 de março em todo o país. No Rio Grande do Norte, existe na primeira etapa um público de 55.800 pessoas que não se encontram imunizadas com a primeira dose do sarampo. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está unindo esforços com as secretarias municipais de saúde, para atingir a meta de vacinar no mínimo 95% dessa população.

O coordenador de Saúde Nedilson Paiva esclarece que “a campanha visa também a atualização da carteira de vacinação; várias pessoas compareceram aos postos de vacinação neste sábado (15) “dia D” de vacinação e ao verificar sua carteira de vacinação, já constava a imunização, assim as pessoas voltavam para suas casas sem precisar serem imunizadas, pois já estavam em dias com a vacina contra o sarampo” disse.

Na primeira etapa, o público alvo de vacinação são as pessoas na faixa etária de 05 a 19 anos. Já a segunda etapa, que acontecerá no período de 03 a 31 de agosto, será voltada ao público de 30 a 59 anos de idade, com o Dia D de Mobilização Nacional em 22 de agosto.

Dia D de vacinação na UBD Mãe Dália

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário