terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Beneficiários do Programa Bolsa Família que mudaram de escola precisam informar no cadastro único do municio, alerta SMAS de Itaú-RN



A Secretaria Municipal de Assistência Social vem por meio do Programa Bolsa Família do Município de Itaú-RN informar que qualquer alteração que ocorra na situação da família, seja de endereço, mudança de escola, aumento ou diminuição da renda, nascimento ou morte de alguém da família, entre outros, precisa ser informada ao Cadastro Único para que essa informação seja atualizada e a família possa ser acompanhada.

Se famílias com crianças e jovens de 6 a 17 anos precisarem mudar os filhos de colégio, a alteração deve ser informada ao setor responsável pelo Cadastro Único no município.

Segundo a coordenadora do Bolsa Família, Leyla Priscila: “É necessário avisar a escola, durante a matrícula, que o aluno é beneficiário do Bolsa Família, pois a instituição precisa registrar a assiduidade do aluno no Sistema Presença, do Ministério da Educação. Dessa forma, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) consegue verificar se a frequência escolar mínima está sendo cumprida. Caso não mantenha o cadastro em dia, a família pode ter o repasse do recurso bloqueado”. 

“Quando um aluno muda de escola e essa mudança não é registrada no Cadastro Único, o governo não consegue fazer acompanhamento da frequência escolar e não é possível saber se o estudante cumpre ou não a frequência mínima estabelecida, levando ao bloqueio do benefício da família”, alerta a secretaria de assistência social.

Se não houver nenhuma mudança, a confirmação das informações do cadastro deve ser feita, obrigatoriamente, a cada dois anos. Caso o cadastro fique por mais de dois anos sem atualização, a família será convocada para o processo de Revisão Cadastral.

A sede do Bolsa Família do Município de Itaú está localizada à Rua Fausto Pinheiro, Centro de Itaú RN.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário