quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Conselho Tutelar alerta comunidade itauense sobre distribuição de cigarro e bebida alcoólica para menores



O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou por meio do Conselho Tutelar de Itaú-RN uma blitz educativa no centro da cidade para chamar a atenção da população em relação a distribuição, venda e similares de cigarros e bebidas alcoólicas para crianças e adolescente.

A ação aconteceu na Avenida Fausto Pinheiro, no Espetinho Itaú. Com animação da Orquestra de Frevo Maracajá os Conselheiros Tutelares e a Secretaria de Assistência Social fizeram panfletagem na feira e na rua, abordando carros e motos para entrega de folder informativo e preservativo.

Por meio do serviço de som eles levaram informações aos pais, comerciantes e comunidade em geral em relação ao Art. 243 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), informando que é crime a distribuição de cigarros e bebidas alcoólicas para menores, entre outras dicas de prevenção e curiosidades.

A ação teve por objetivo ascender o alerta da comunidade itauense para voltarem o olhar para crianças e adolescentes neste carnaval.


De acordo com o conselheiro Jeison Nascimento: “Esse foi o primeiro passo; as nossas ações serão intensificadas nesse carnaval, além de panfletagem no corpo a corpo, estaremos visitando os bares nos bairros da nossa cidade, fixando cartazes com o alerta da campanha de prevenção, ao mesmo tempo pedindo para que a população colabore e denuncia práticas de abuso sexual, violência, ou a distribuição de cigarros e bebidas alcoólicas contra nossas crianças e adolescentes, discando 100”, alertou o conselheiro.

Disque 100! O que é?

O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.

O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos, pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.

A denúncia será analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos, respeitando as competências de cada órgão.



Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário