terça-feira, 24 de outubro de 2017

Dia “D” de prevenção contra o câncer de mama foi um sucesso em Itaú-RN


A Prefeitura Municipal de Itaú, Estado do Rio Grande do Norte, através das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social realizaram o dia “D” de prevenção contra o Câncer de mama.

A divulgação se deu através da Rádio Cidade FM Itauense e carros que som, convocando toda polução itauense para vestir a causa para unidos combater o câncer de mama.

O dia “D” aconteceu nessa terça-feira, 24 de outubro de 2017, com início nas UBS’s Mãe Dália e Mãe Arlinda, nos bairros Centro e Nossa Senhora das Dores, respectivamente, com o exame preventivo e o exame de toque das mamas.



As 16 horas aconteceu a caminhada, onde um grande número de pessoas compareceram para dar seu sim e vestir a camisa dessa causa, saindo da UBS Mãe Dália até o CRAS; para abrilhantar o evento os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo/CRAS fizeram a interpretação da música Trem Bala de Ana Vilela; na ocasião o Médico Dr. Felipe conversou com os participantes destacando: o que é o câncer de mama?; fatores de risco; sinais e sintomas; diagnóstico do câncer de mama; quais são os exames necessários, chamando a atenção especial para o exame de toque.




A Itauense Edineide Fernandes Melo, compartilhou sua experiência como portadora da doença e que hoje celebra a vitória de está curada graças aos cuidados que tomou quando foi diagnosticada com o câncer de mama.

Em seu depoimento emocionado, a mesma incentiva a todo momento a prevenção, a realização dos exames, onde a mulher deve sempre está atenta as mudanças do corpo, em especial na mama, e que a doença causa grande preocupação na família e nos amigos e a prevenção é sempre o melhor caminho, embora muitos decretam sentença de morte.



Outra depoente foi a usuária do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Lúcia, que compartilhou a alegria de mesmo está com nódulos em seus seios, os exames não apontaram para o câncer de mama, agradecendo a Deus pelo resultado e incentivando as mulheres a procurarem as Unidades Básicas do Município que será sempre bem atendido, e recebendo todo apoio da equipe da saúde, parabenizado a todos que muitas fezes se preocuparam mais do que ela com a causa.

O dia “D” foi considera um sucesso por todos, tendo em vista o grande número de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e o fechamento do movimento com a caminhada que reuniu um grande número de itauenses que abraçaram a causa.

Finalizamos nossa matéria dizendo: “Prevenir é a melhor forma de evitar o câncer de mama!”





Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário