Mostrando postagens com marcador Meio Ambiente e Urbanismo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Meio Ambiente e Urbanismo. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 23 de junho de 2020

Mesmo com a covid-19 prefeitura intensifica infraestrutura e Itaú torna-se um canteiro de obras.



No interior do Rio Grande do Norte, a cidade de Itaú foi a primeira do Estado a declarar lockdown para conter o avanço do novo coronavírus. Parar tudo não significa dizer que a cidade ficou presa, aproveitando-se do termo para ficar estagnada no tempo.

Pelo contrário, a Prefeitura Municipal de Itaú está intensificando os trabalhos no município e a mesma torna-se agora um verdadeiro canteiro de obras em plena pandemia.

São 5 (cinco) obras que vem dar mais qualidade de vida a seus moradores. No programa de Rádio “Itaú Agora” que vai ao ar todas as quartas-feiras às 11 horas pela Rádio Cidade FM Itauense 104,9 MHz, o Prefeito Ciro Bezerra tem falado sobre essas obras que vão fazer uma grande diferença, principalmente para os bairros que estão sendo contemplados.

O centro da cidade recebe duas importantes obras, o Ginásio Esportivo “Carlos Emanuel”, antiga quadra de esportes “Carlos Emanuel”, que está em pleno vapor. O mesmo está recebendo a cobertura para dar melhores condições aos atletas para as práticas esportivas.





A segunda obra do Centro refere-se a construção da Praça de Eventos – Etapas “I e II”, localizada na Rua Fausto Pinheiro no valor de 883.850,79 (oitocentos e oitenta e três mil, oitocentos e cinquenta reais e setenta e nove centavos) sendo 480.952,38 (quatrocentos e oitenta mil, novecentos e cinquenta e dois reais e trista e oito centavos) referente a I etapa e 402.898,41 (quatrocentos e dois mil, e oitocentos e noventa e oito reais e quarenta e um centavos) da II etapa, com prazo de execução de 120 dias pela empresa Construtora Mineiro EIRELI.



Outra obra de suma importância para a comunidade é a Pavimentação e Urbanização dos Canteiros com (Paisagismo) da Avenida Padre Manoel Balbino no Bairro Nossa Senhora do Desterro (Parabólica) no valor de 159.569,93 (cento e cinquenta e nove mil, e quinhentos e sessenta e nove reais e noventa e três centavos); com prazo de execução de 180 (cento e oitenta) dias pela empresa IEX Empreendimentos e Engenharia EIRELI.

Os moradores do bairro vibravam com o anúncio da obra que teve que passar por alguns processos de liberação, atrasando-a, mas a partir de agora a comunidade começa a ver o sonho tornar-se realidade.

A quarta obra está sendo executa no Bairro Felicidade; é mais uma espaço esportivo estimada no valor de 241.502,70 (duzentos e quarenta e um mil, quinhentos e dois reais e setenta centavos), que também está de vento em polpa.







E por fim uma grande realização para os desportistas, o campo de futebol que está sendo construído onde era o antigo abatedouro; uma obra inicialmente estimada no valor de 15.000,00 (quinze mil reais) onde está sendo feito a terraplanagem do solo em seguida alguns ajustes para dar condições da prática esportiva.





Para Ciro “a construção dessas obras são de suma importância, que mesmo estando em um quadro de pandemia, sabemos que não podemos parar no tempo, tendo em vista, que são obras que a população aguarda com ansiedade. O campo de futebol infelizmente não poderei entregar como imaginei, porém, os nossos desportista poderão fazer uso do espaço com boas condições” disse.

Fonte: Assessoria de comunicação
Leia Mais ››

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Prefeitura de Itaú inicia manutenção da iluminação pública

A Prefeitura Municipal de Itaú,  por meio da secretaria de obras, iniciou nesta manhã de quarta-feira (10), a manutenção da iluminação pública no Bairro da Felicidade. Em seguida será realizado no Alto São Benedito (Alto da Indústria), e nos demais bairros que necessitam dos serviços de reparos de iluminação.

No programa "Itaú Agora" desta quarta-feira (10) o Prefeito Ciro Bezerra explicou que ação atende ao pedido dos populares que constantemente vinham reclamando de postes que estavam com suas luzes apagadas nos bairros da cidade, explicando ainda que a demora na resolução do problema, foi devido a problemas com a empresa ganhadora da licitação, mas que tudo foi solucionado e a população dos bairros serão beneficiadas de acordo com o cronograma da prefeitura.



Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Prefeitura prepara cemitério para celebrar o dia de finados


O dia de finados, 02 de novembro, já é uma tradição no município de Itaú. A comunidade se prepara para celebrar este dia visitando os seus fies defuntos ornando os túmulos, covas e jardineiras.

A movimentação se dá alguns dias antes da celebração que no município de Itaú-RN acontecerá a Santa Missa às 19h em frente ao cemitério São Miguel Arcanjo  deste sábado.

Assim, a prefeitura Municipal de Itaú por meio da Secretária de Obras e Urbanismo começou os preparos no cemitério local desde o início da semana para que os parentes dos finados possam ter um pouco mais de conforto para preparem seus jazigos.

A prefeitura realiza a limpeza das ruas e praça, como também renova a pintura dos meios-fios e do cemitério dando um novo visual para quem virá celebrar esse momento e recordar os seus familiares, parentes e amigos que já partiram para a morada eterna.
Superlotação

Já é sabido que o cemitério São Miguel Arcanjo enfrenta problemas de superlotação e quando alguém vem a óbito no município e não tem algum familiar enterrado pode ter problemas para encontrar uma nova cova para descansar, contudo, a administração municipal, na pessoa do prefeito Ciro Bezerra, não tem medidos esforços para realizar a construção de um novo cemitério; contudo a falta de recursos impossibilita a obra mesmo tendo um terreno disponível.







Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Prefeitura inicia nas redes sociais campanha de conscientização para combater queimadas urbanas e rurais em Itaú



Nesta época do ano, com o período de escassez de chuvas e de ventos fortes, infelizmente é comum o aumento de ocorrência de queimadas e incêndios florestais causando prejuízos para população como um todo, e para minimizar o impacto negativo dessa prática a Prefeitura Municipal de Itaú, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lançou nesta semana através das redes sociais, a campanha de conscientização aos focos de queimadas nas Zonas Urbana e Rural.

O objetivo do trabalho é mobilizar a comunidade para evitar queimadas e denunciar quem insiste em incinerar lixos e colocar fogo em áreas de mato.

As consequências são muitas e todas elas catastróficas, prejudicando o meio ambiente, o ar que respiramos a saúde das pessoas e dos animais.

As queimadas ainda comprometem a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente as respiratórias como: asma, rinite e bronquite. O estrago é ainda maior  para as pessoas que vivem próximas a regiões afetadas por grande volume de fumaça prejudicando  principalmente  a saúde dos idosos e  das crianças.

Queimada é CRIME!

Segundo a Lei Federal nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, é proibido fazer queimadas, pois a prática causa danos à saúde humana e provoca a mortalidade de animais e destruição significativa da flora. A pena é de um a 4 anos de prisão e pagamentos de multa.


Fonte: Assessoria de Comunicação

Leia Mais ››

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Prefeitura Municipal de Itaú realiza reparos/manutenção no sangradouro do açude currais


A Prefeitura Municipal de Itaú-RN através da Secretaria de Obras e Urbanismo está realizando reparos/reforma e limpeza no sangradouro do açude currais.




Com capacidade de 4 milhões de m3 de água, o antigo reservatório municipal já foi a principal fonte de abastecimento do município de Itaú, hoje a água do açude currais serve para matar a sede dos animais e para utilização do homem do campo, além de servir para a prática do lazer.


Última sangria do açude Currais em abril de 2008 (Imagens: Arlindo Maia)

A sua última sangria ocorreu a precisamente dez anos atrás, em abril de 2008, hoje o açude vem recebendo bons volumes de água, e a expectativa é que o Açude Passagem (Clidenor Regis de Melo) atinja sua capacidade total (8.273.877,00 m3), nesta sexta-feira (20) a lâmina d’água estava com 73,11% de sua capacidade, faltando 1,03m para atingir os 100%.

Com a sangria as águas deságuam no açude currais, proporcionando a população itauense a sua possível sangria. Com isso a preocupação em manter o sangradouro apto para receber curiosos e banhistas que aproveitam o espetáculo da natureza para diversão.






Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Município de Itaú realiza oficina para elaboração do Plano Municipal de Gestão Ambiental


A Prefeitura Municipal de Itaú, Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, secretária Karina Bezerra, realizou uma oficina para elaboração do Plano Municipal de Gestão Ambiental na sede do CRAS na manhã desta quinta-feira (07).

A oficia foi ministradas pelas servidoras do Idema-RN, Iracy Wanderley e Hortência Carvalho que orientaram os participantes na realização do plano.



De início o Controlador Dr. Kadson Eduardo fez a apresentação e o objetivo da oficina, pautando a importância do plano de gestão ambiental para o município; em seguida convidou as autoridades para fazerem parte da mesa de honra: O Prefeito Ciro Bezerra; a Secretária e Primeira Dama Jaíra Martins; o vereador Presidente da Câmara Municipal Ítalo Medeiros; a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Nilzonete; o professor Emeson Matheus e as servidoras do IDEMA-RN IracyWanderley e Hortência Carvalho.



Em seu discurso o Prefeito Ciro Bezerra falou sobre a construção dos planos municipais de Educação e Saneamento Básico, destacando a importância do Plano de Gestão Ambiental, pois sem a elaboração do plano, as gerações futuras pagarão as consequências, para isso se é necessário o planejamento.

O gestor frisou a preocupação com o meio ambiente em meio ao crescimento populacional, onde caso não haja esse planejamento, de proteção ao meio ambiente, as consequências serão drásticas.




Fez uso da palavra o Presidente da Câmara Ítalo Medeiros e a representante do IDEMA Hortência, que disse estar muito feliz em saber que o município está praticando a gestão como deve ser, com planejamento! Destacando o momento de suma importância, a elaboração do plano.

Desfeita a mesa o cerimonialista, Procurador Kadson Eduardo convidou a Geógrafa Wigna Freitas para fazer a apresentação do TTC sobre o açude Currais, em seguida o Estudante Isak para apresentar seu projeto de arborização do Bairro Nossa Senhora das Dores.




Hortência e Iracy ficaram encantadas com o conteúdo apresentando pelos jovens itauenses, dizendo que o município já está há um passo a frente, onde essas ideais auxiliarão na construção do plano, em seguida foi feito algumas explicações de como o plano seria construído, logo após foram formados grupos para apresentar as potencialidades, preocupações, consequências e soluções para o município de Itaú-RN.




Após as apresentações a equipe organizadora agradeceu a todos os presentes em especial a disponibilidade das servidoras do IDEMA em poder contribuir na construção do Plano Municipal de Meio Ambiente.

Marcaram ainda presença na oficina as autoridades: Vereadores Antônio Dias (toinho Galego), Branco Basílio, Secretaria de Educação Mirianete Brasil, Secretário de Cultura Jonilson Freitas, Secretário de Meio Ambiente Karina Bezerra, o Procurador Municipal Jansen Leite e o Presidente da COAPIL José Melo Filho.





Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Secretaria do Meio Ambiente convida população itauense para elaboração de Plano de Gestão Ambiental


A Prefeitura Municipal de Itaú-RN através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretária Karina Bezerra, convida toda população itauense para participar de uma oficina para elaboração do Plano de Gestão Ambiental do Município de Itaú, que acontecerá nesta quinta-feira, 07 de dezembro de 2017, na sede do CRAS, BR 405 próximo a COAPIL.

A Secretária, o Controlador Kadson Eduardo e o Procurador Jansen Leite, reuniu-se com representantes da Câmara Municipal, Vereador Presidente Ítalo Medeiro e o Vereador Antônio Dias (Toinho Galego), classe estudantil, Ematern, agricultores e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Itaú na sede do Poder Legislativo, Palácio Rui Bessa Nunes.

A reunião teve como objetivo orientar os presentes sobre a importância da preservação ambiental do município de Itaú, para isso, sendo necessário a criação de Leis Municipais que possam contribuir com o meio ambiente, dando plenos poderes a Secretaria de Meio Ambiente executar um trabalho de melhor qualidade.

Sem a elaboração de um projeto de Lei, a secretaria está de mãos atadas quanto as questões ambientais, ou seja, podendo apenas orientar a comunidade quanto as consequências que a população poderá sofrer com a falta de cuidados com o solo, lixo, ar e as águas.

Participe deste momento, pois o futuro da nossa cidade precisa de você!!!




Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

domingo, 13 de agosto de 2017

Itaú recebe comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró


O município de Itaú-RN recebeu na manhã desta sexta-feira (11) a reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró no Palácio Rui Bessa Nunes, sede do Poder Legislativo Municipal.

O Prefeito Ciro Bezerra acolheu a todos deixando sua mensagem de boas vindas, se dizendo feliz em poder acolher o comitê juntamente com a Secretária de Meio Ambiente, Karina Bezerra, que logo em seguida fez uma apresentação ao comitê mostrando as ações da secretaria no município, destacando as ações de conscientização da população itauense.



A reunião do comitê serviu para amarrar pontos aos quais o comitê terá que seguir, escolhendo membros de várias cidades que fazem o rio Apodi Mossoró para juntos apresentarem um relatório com os pontos positivos e negativos, destacando as ações que estão dando certo para que as demais localidades sigam suas experiências.

O estudante Geraldo Brás fez sua apresentação do TCC sobre as ações do comitê da bacia, mostrando os resultados dessas ações, satisfazendo os membros que parabenizaram o jovem Geraldo Brás pela bela apresentação.



A reunião foi coordenada pelo Professor Dr. Ramiro Gustavo Valera com a participação dos representantes do município de Itaú como: O Prefeito Ciro Bezerra, a Primeira Dama e Secretária da Assistência Social Jaíra Martins, o chefe de gabinete Wilson Melo, o Secretário de Esportes Junior Martins, o Secretário de Cultura Jonilso Ferreira, a Assistente Social Das Dores Ferreira, a coordenadora do Bolsa Família Leyla Maia, O Geógrafo Emeson Mateus, representantes do Ibama, da Semarh e da região do Alto Oeste.

Após os avisos a secretária Karina Bezerra convidou todos os presentes para o almoço que aconteceu no restaurante Maria Bonita, bar e petiscaria.

Um Comitê de Bacia é um órgão colegiado com funções deliberativas, normativas e consultivas composto pelo poder público federal, estadual, municipal, usuários de água e sociedade civil com o objetivo principal de gerenciar águas na bacia onde atua. O CBH Apodi-Mossoró foi criado pelo Decreto Governamental nº 21.654, de 10 de setembro de 2010.





Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››