Mostrando postagens com marcador Educação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Educação. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Secretaria de Educação realiza entrega de kit's de alimentação nesta quinta e sexta-feira

A Secretaria Municipal de Educação de Itaú estará realizando a entrega de kits de alimentação aos alunos das escolas da rede municipal de ensino a partir desta quinta-feira (28).

O anúncio foi feito pela secretária de Educação Mirianete Brasil na edição desta quarta-feira (27) do programa Itaú Agora" que foi ao ar pela Rádio Cidade FM Itauense 104,9 MHz às 11h.

Confira o cronograma:



Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

terça-feira, 17 de março de 2020

CORONAVÍRUS: Secretaria de Educação de Itaú suspende aulas após decreto da Governadora do RN



A Prefeitura Municipal de Itaú, por meio da Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas da rede pública municipal de ensino a partir desta quarta-feira (18), no período de 15 dias, em obediência ao decreto da Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT). A medida tem o objetivo de evitar contágio do novo coronavírus, o Covid-19.

A suspensão ocorreu após decreto da governadora na tarde desta terça-feira (17) por meio das redes sociais; vários municípios do Rio Grande do Norte como também as universidades e instituições particulares estão tomando as mesmas medidas para prevenir o contágio do coronavirus.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Leia Mais ››

sábado, 7 de março de 2020

SME entrega kit escolar a professores e alunos da rede municipal


A Prefeitura Municipal de Itaú por meio da Secretaria Municipal de Itaú realizou a entrega do kit escolar 2020 aos professores e alunos da rede pública municipal de ensino na manhã desta quarta-feira, 04 de março de 2020.

A ação faz parte das políticas públicas da administração do Prefeito Ciro Bezerra que tem o compromisso desde a o início de sua gestão em 2013 realizar a entrega do kit no primeiro dia de aula, cotudo, neste ano de 2020 houve uma atraso devido a mudanças na secretaria de administração para adesão do pregão eletrônico.


A Secretária Mirianete Brasil pediu desculpas e compreensão dos aluns pelo atraso, pois sabe que muitos pais não compram o material esperado a entrega dos kit que são de ótima qualidade entregues pela prefeitura por meio da secretaria de educação.

O prefeito Ciro Bezerra disse estar muito feliz em poder cumprir esse compromisso com a educação de Itaú; durante esses 8 anos de administração poder entregar os kit's contribuindo na diminuição das despesas dos pais e responsáveis pelos alunos.



Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

SME realiza Jornada Pedagógica 2020 no período de 10 à 14 de fevereiro.


A Prefeitura Municipal de Itaú por meio da Secretaria Municipal de Educação deu início na manhã desta segunda-feira (10) a Jornada Pedagógica 2020 do município de Itaú-RN, no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Iraídes de Oliveira Souza (creche Tia Aida), sob o tema: "Currículo Potiguar: organização do trabalho pedagógico para uma educação integral, democrática e inclusiva".



Os participantes foram recebidos com o café da manhã em seguida foi formada a mesa de honra e executado o hino do município de Itaú, logo após a fala do prefeito Ciro Bezerra que falou sobre a dinâmica da Jornada Pedagógica dizendo ser um prazer poder participar e juntos poder construir uma melhor educação do município.

“É sempre um prazer, uma alegria estar presente nessa semana, para que nós possamos juntos construirmos uma educação melhor no nosso município, e reafirmar o nosso compromisso com a educação do nosso município, o nosso compromisso com as escolas, o nosso compromisso com os profissionais da educação, do magistérios, e os professores que a gente acabou de pagar agora em janeiro (2020) o novo piso.

Ao falar sobre o piso nacional, o prefeito destacou que embora fosse uma grande alegria para os professores; para o município gera uma grande preocupação com o valor pago, gerando um grande receio, porém, reafirmou o compromisso da gestão: “Para vocês foi muito bom, mas para os municípios a gente fica um pouco receioso porque o valor, foi um valor de quase 13% e isso impacta diretamente nas contas do município, porém, a prefeitura, como falei, com esse compromisso que nós temos com a educação, que nós temos com vocês professores, sem sobrada de dúvidas nem tutubiei quando chegou a nota de que realmente seria 12,84% já mandei fazer o cálculo para que a gente pudesse pagar em janeiro, todos vocês que receberam, no dia 30 já receberam com esse reajuste e isso é o compromisso que nós temos com vocês profissionais da educação”, disse Ciro.

A Secretária Municipal de Educação, Mirianete Brasil, prosseguiu trazendo alguns informes sobre a jornada pedagógica e ano letivo 2020, destacando o compromisso da secretaria em fornecer material escolar para todos os alunos da rede municipal, contudo, alertou que poderá haver um atraso devido à prefeitura ter aderido ao processo de pregão eletrônico, e isso está ocasionando um atraso devido a capacitação dos envolvidos, mas a licitação irá acontecer nesta terça-feira (11).

Mirianete pediu o empenho e compromisso de todos os professores ao longo da Jornada Pedagógica 2020 para que seja aproveito cada minuto do investimento, relatando a importância da capacitação dos professores para alavancar os dados da educação, e isso acontece quando há esse fortalecimento no planejamento.

A gestora da pasta concluiu seu discurso falando sobre o projeto pró-aula em parceria com o Governo do Estado que será de grande ajuda para educação municipal e a informatização da educação na aquisição de um software para as escolas.


Após os discursos de abertura a cerimonialista Josivânia Ferreira convidou Dr. Liércio Nogueira para dar início ao primeiro Painel sobre a explanação do SINDSERTRIS sobre a conjuntura Educacional e o FUNDEB.


Dando continuidade a Ms. Francisca Wigna da Silva, fiscal do meio ambiente do município de Itaú e Dalila Luisa Bessa Maia Praxedes, Secretária do Meio Ambiente e Turismo, para apresentar o calendário ambiental, projeto que será desenvolvo nas escolas por meio do projeto: "Clima, Planejamento e Gestão do Território no Seminário" em parceria com a UERN.

O evento foi encerrado com agradecimentos da Secretária Municipal de Educação, Mirianete Brasil, pela presença de todos os participantes, ao mesmo tempo convidando para o dia seguinte de trabalho.




Fonte: Assessoria de comunicação.
Leia Mais ››

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Prefeitura de Itaú paga professores da rede pública municipal com novo piso salarial nesta quinta-feira (30).


Resultado de imagem para reajuste piso nacional do magistério 2020A Prefeitura Municipal de Itaú, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inicia nesta quinta-feira (30), o pagamento do reajuste salarial para os professores da Rede Municipal de Ensino e demais profissionais da educação.

O novo piso dos professores segue o reajuste de 12,84%, percentual definido pelo Ministério da Educação (MEC), que elevou o Piso Salarial Nacional do Magistério em 2020.

De acordo com o prefeito Ciro Bezerra a Prefeitura tem honrado com o compromisso de valorizar os servidores públicos “A nossa gestão faz questão de conceder o reajuste integral de 12,84% proposto pela União, como sempre vem fazendo, valorizando os direitos dos professores, que são peças fundamentais na construção de uma educação de qualidade, demonstrando nosso compromisso com os professores e compromisso com a educação”, destacou Ciro, prefeito municipal.

O Prefeito já havia usado suas redes sociais para anunciar o reajuste do piso dos professores, garantindo os 12,84%, e hoje mesmo com o impacto nas finanças municipais, Ciro faz questão de assumir o compromisso firmado.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

NUCA e SME de Itaú-RN realizam campanha “Fora da Escola Não Pode”.



Os jovens do NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes) se reuniu com a Secretária Municipal de Educação do Município de Itaú, Mirianete Brasil para fortalecer a campanha: “Fora da Escola Não Pode”. O projeto que tem por objetivo realizar a busca ativa de crianças, jovens e adolescentes que estão fora escola.

O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (29) na Secretaria Municipal de Educação envolvendo a Coordenadora do NUCA, Wigma Sares, os adolescentes Gislayne, Kaio, Luiza, Dionara e Beatriz que estão buscando promover uma campanha de inclusão escolar e o direito à inclusão digital e o uso seguro da internet.




Eles questionaram a secretária quanto a adesão ao projeto, onde a mesma argumentou que desde 2015 a secretaria aderiu ao busca ativa, contudo, existe uma grande dificuldade em fazer os adolescentes na faixa etária de 15 à 17 anos voltar á escola, entretanto, comemora em saber que crianças das series iniciais praticamente não existe fora da escola.

Para 2020 a secretaria de educação juntamente com o NUCA abraçaram a causa e neste dia 03 de fevereiro acontecerá o “Dia D” da busca ativa, onde a cidade de Itaú será mobilizadas através dos meios de comunicação (rádio, carro de som, internet) informando sobre as matriculas que estarão sendo feitas nas escolas durante todo o dia 03 de fevereiro.




Na oportunidade foi trabalhado o desafio 4: “Promover o direito à inclusão digital e ao uso seguro da internet”, onde os adolescentes questionaram a secretária, Mirianete Brasil, sobre o que está sendo feito para oferecer acesso gratuito aos alunos, para melhorar a qualidade na educação.

A secretária destacou a adesão ao Projeto “Educação Conectada” para facilitar o acesso aos estudantes, onde também está sendo adquiridos novos equipamentos para suportar a demanda alcançada, reconhecendo a existências de falhas em relação a internet, principalmente pelo fato de os computadores serem antigos e muitos deles com defeito. E, por meio do projeto abre-se uma porta para a solução desse problema.









Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Secretária de educação empossa diretores escolares da rede municipal de ensino eleitos para biênio 2020/2021


A Secretaria Municipal de Educação e Lazer realizou na manhã desta sexta-feira (17), em sua sede localizada à Rua Cleofas Nunes, Centro, Itaú-RN, a posse dos profissionais da educação que foram eleitos para o cargo de diretores escolares para o biênio 2020/2021.

A cerimônia, contou com a presença da secretária de de Educação, Mirianete Brasil que entregou o termo de posse aos diretores e vice. Na oportunidade a secretária conversou com os empossados sobre suas responsabilidades a partir de agora; destacando de forma especial a busca ativa de crianças e adolescentes que estão fora da escola.



A eleição dos diretores ocorreu no dia 06 de dezembro de 2019 e é um dos pilares da gestão democrática.

Diretores:

Escola Municipal Professor José Porto de Queirós
Diretor: Manoel Egleudo
Vice-diretora: Nézia Maia

Escola Municipal Clidenor Régis de Melo
Diretora: Neurimar Brasil

Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Iraídes de Oliveira souza
Diretora: Neorivânia Brasil





Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Alunos da Educação Infantil recebem certificados de doutorandos do ABC


A Secretaria Municipal de Educação concedeu certificados de doutorandos do  ABC a 38 alunos da Educação Infantil em cerimônia realizada na noite deste sábado, 21 de Dezembro de 2019, no Clube ACRI em Itaú RN, sobre o tema: "Aquarela" com o nome da turma: "A arte de aprender brincando".




A cerimônia contou com a presença do Prefeito Cirro Bezerra, Primeira Dama Jaíra Martins, da Secretária de Educação Mirianete Brasil, da diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Iraídes de Oliveira Souza, Neorivânia Brasil e da Direto da Escola Municipal Clidenor Régis de Melo, Neurimar Basil.

Após a formação da mensa de honra o Cerimonialista Jonilson Ferreira convidou todos a ficarem de pé para execução do Hino do Município de Itaú, em seguida convidou os formandos do ABC para ocuparem seus lugares com seus respectivos padrinhos.


A palavra ficou a cargo da Secretária de Educação Mirianete Brasil que destacou em seu discursos os ensinamentos deixados pelas crianças, sobretudo a saudade que deixarão devido os laços de amor e carinho. Mirianete agradeceu a todos pela realização do evento. Hoje um sonho estava sendo realizado, mesmo diante dos desafios que até superados; encerrando desejando aos formandos sucesso na vida estudantil que terão pela frente, deixando o seus votos de boas festas.


O prefeito Ciro Bezerra cumprimentou a todos seguindo seu discurso dizendo ser um dia muito feliz parra todos, principalmente o fato de poder está realizando esse evento que erra um desejo de muito tempo, sendo possível em 2019. "Hoje aqui está sendo plantadas sementes da educação, a semente que vai germina, que vai crescer e que vai das os frutos no futuro, os frutos da boa educação, os frutos da formação profissional os frutos da formação cidadã para que seus filhos possam crescer através da educação" destacou Ciro.

O Prefeito agradeceu todo  apoio da Secretaria de Educação, de todos os profissionais, em especial os professores envolvidos para que continuem com esse zelo e cuidado para continuar atingindo as metas da educação que o município vem conquistando por meios de suas políticas públicas.

A cerimônia deu sequência com o juramento e a entrega do certificado e do livo de atividades desenvolvidas pelos alunos ao longo do ano de 2019. Parra encerrar o evento os alunos das escolas realizaram uma apresentação com coreografia. A Escola Municipal Clidenor Régis de Melo fez a coreografia da Música "Aquarela", já o CMEI - Creche "Tia Aída" - encenou a música "O pintor do mundo".

As Mães da Escola Municipal Clidenor Régis de Melo, representadas por Das Dores e Zaíra fizeram uma homenagem em forma de gratidão as professoras pela cuidados e carinho que elas tiveram com seus filhos.

"Toda longa caminha começa com um simples passos!" Formandos 2019.




Fonte: Assessoria de Comunicação.
Leia Mais ››

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Escola José Porto de Queirós de Itaú, realiza confraternização de final de ano


A Escola Municipal Professor José Porto de Queirós realizou na noite desta quarta-feira (18) sua confraternização de final de ano com os funcionários.

O Diretor da instituição de ensino, Manoel Egleudo, agradeceu o apoio e empenho da equipe, ao mesmo tempo pediu desculpas por alguma falha cometida ao longo do ano, pois sabe que na caminhada existem vacilos, contudo, a vontade de acertar é maior.


A vice-diretora, Nezia Maia, agradeceu a Deus pelos momentos vividos e compartilhados com os profissionais; colocando-se a disposição para o que se fizer necessário, agradecendo o apoio da secretaria de educação e do Prefeito Ciro Bezerra.

Em seguida distribuiu entre os funcionários uma medicamento intitulado "risotril" para alegrar a vida de cada um.


A secretária de Educação Mirianete Brasil parabenizou a todos pela realização do evento e pediu desculpas em nome do prefeito Ciro Bezerra e a Primeira Dama Jaíra Martins que não puderam comparecer a confraternização.



A professora Jardelle Lima trouxe duas dinâmicas para a meditação de todos. Uma onde por meio de um bambolê teriam que passar para o outro sem soltar as mãos, assim vendo a importância da união e como um pode ajudar o outro em meio aos desafios.

Logo após fez a brincadeira do "Eu nunca" onde eles após terem passado por um situação vivida, tomava um líquido com sabor de tamarindo, assim percebendo que na vida, tanto as coisas ruins como as boas, passam.

Foi servido o jantar e os profissionais aproveitaram o momento para dialogar, beber e curtir música ao vivo, ao som de Roberto Cruz que animou a noite.

Para encerrar o momento foi sorteada uma cesta natalina por meio de um bingo.




Fonte: Assessoria de comunicação
Leia Mais ››

domingo, 15 de dezembro de 2019

Escola Municipal Clidenor Regis de Melo de Itaú-RN, encerra projeto Natal Luz com comemoração Natalina


O Natal é uma data que move os corações, assim a Escola Municipal Clidenor Regis de Melo encerrou o projeto Natal de Luz com uma grande confraternização natalina com o corpo docente e discente da escola na manhã desta sexta-feira, 13 de Dezembro.

O evento que já é tradicional na escola reúne toda magia e encantamento desta data para celebrar o encerramento do ano letivo da escola, que este ano está sob a direção da Professora Neurimar Brasil.

Além das guloseimas as crianças vivem momento de ludicidade trazidas pelos professores que realizam várias atividades para este dia, como: apresentações, danças, brincadeiras e entrega das atividades realizadas no ano de 2019 aos pais ou responsáveis.

O evento envolve toda equipe escolar e a etá a Secretaria de Edução que juntas experimentam a experiência bíblica vivendo em comunidade, onde todos partilham tudo entre si, levando esse ensinamento ao longo da vida.

A equipe se despediu do seu alunado desejando Boas Festas!!!




Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Mães recebem orientações de nutricionistas no encerramento da 4ª Semana do Bebê de Itaú-RN


As secretarias municipais de saúde, educação e assistência social realizaram na manhã desta terça-feira (10) o encerramento da 4ª Semana do Bebê no centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Iraídes de Oliveira Souza (Creche Tia Aida).



A cerimônia de encerramento iniciou com uma apresentação teatral coordenada pelas nutricionistas do município Samara Barros e Hadassa Christie sobre o tema: "O desespero das frutas".



Em seguida o prefeito Ciro Bezerra disse estar feliz em ver as políticas públicas sendo fortalecidas para crianças e adolescentes, demonstrando toda alegria em ver essas ações em defesa das crianças e adolescente que são válidas para conquista do selo UNICEF: "Hoje a gente encerra a nossa 4ª semana doo bebê; começamos no último dia três, e hoje (10) chegamos ao final e durante todo esse período foi desenvolvidas várias atividades onde três secretarias se envolveram (secretaria de saúde, assistência social e educação) e essa semana do bebê, ela entra na programação onde ela é critério para que nós possamos conquistar o nosso penta campeonato do selo UNICEF. Que nós possamos conquistar mais uma vez o selo UNICEF e isso para o nosso município é muito bom; não só pelo Selo em si, de receber e conquistar, mas sim pelas políticas públicas que ficam no nosso município para que possamos ter uma política voltada para nossas crianças e adolescentes do nosso município fortalecer ainda mais essas políticas".



As nutricionistas proferiram um diálogo com os país sobre os serviços prestados por elas por meio do município de Itaú e, ao mesmo tempo aproveitando a oportunidade para falar com os pais sobre a merenda escolar e a alimentação dos filhos, tanto na escola como em casa, destacando o prejuízo dos alimentos industrializado oferecidos por eles. Pratos coloridos são as dicas eficazes para uma alimentação saudável, por meio da ludicidade.

Na oportunidade também orientaram as grávidas no que compete a alimentação para que as mesmas tivessem um pouco de atenção, pois os desejos ou falta deles também podem ajudar e ao mesmo tempo prejudicar a crianças de uma boa saúde.



Para encerrar a cerimônia a secretária da Assistência Social, Jaíra Martins, entregou os kits para gestantes do grupo de grávidas do CRAS/Casa das famílias.



A grávida Lidiane Tavares agradeceu todo apoio da equipe da assistência social em especial a técnica Magnólia Almeida.



Darlene Praxedes agradeceu pelos momentos de apoio, aprendizagem e compartilhamento de situações com a psicóloga Wigma Soares que a ajudou bastante.

Participaram do encerramento o Prefeito Ciro Bezerra; a primeira dama e secretária da assistência social Jaíra Martins; secretário de Cultura e articulador do Selo UNICEF Jonilson Ferreira; secretária de educação Mirianete Brasil; Presidente do CMDCA Magnólia Almeida; coordenadora do CRAS Nayara Queiroz; representantes do NUCA; representantes do programa crianças feliz; A psicóloga do CRAS Wigma Soares; coordenador de saúde Nedilson Paiva; nutricionistas Hadassa Christie e Samara Barros e a diretora da creche Tia Aida Neurivânia Brasil.




Fontes: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››