quinta-feira, 30 de março de 2017

Saúde foi o tema do Programa "Itaú Agora" desta quarta (29)


Foi ao Ar nesta quarta-feira, 29 de março,a 4ª edição de 2017 do Programa do "Itaú Agora" pela Rádio Cidade FM Itauense. Em meio a descontração os convidados conduziram o matinal levando informações precisas e necessárias para a comunidade de forma prazerosa.

Saúde foi o tema principal, que mesmo diante de uma situação calamitosa que vive o Estado do Rio Grande do Norte e o Brasil afora, Itaú tem motivos de sobra para comemorar suas estatísticas.

O Coordenador de Saúde Nedilson Paiva, apresentou os dados da Dengue, trazendo as informações da semana epidemiológica, onde o município está praticamente zerado em relação a dengue, isso graças aos esforços do Prefeito Ciro Bezerra que conseguiu desde sua administração passada (2013-2016) instalar um laboratório de entomologia que detecta a larva do mosquito da dengue, o Aedis Aegipty.



De acordo com Nedilson Paica, os agentes de endemias fazem as visitas nos domicílio a procura de focos de dengue, quando encontrado alguma lava, a mesma segue para averiguação no laboratório que se diagnosticado o foco, os agentes realizam o bloqueio já no dia seguinte, evitando a proliferação do mosquito.

Com isso o município de Itaú sai na frente dos demais municípios circunvizinhos que precisam enviar as larvas do mosquito para diagnóstico em Pau dos Ferros, e só após o resultado é que poderá ser feito o combate, algo que leva n mínimo três dias.

O Coordenador da Saúde falou também sobre emendas e os medicamentos disponíveis pela farmácia básica, onde Ciro destacou que embora o município disponibilize de muitos medicamentos, outros não fazem parte da farmácia básica.

Phabiano Santos também fez sua participação interagindo com a comunidade orientando a população sobre a limpeza urbana, dando sugestões aos ouvintes/moradores como se comportar diante da limpeza de seus quintais e ao realizarem construções, onde os entulhos são jogados na rua poluindo a imagem do bairro.



Falou-se também sobre as chuvas, principalmente os problemas causados por ela, embora os benefícios sejam inquestionáveis.

No decorrer do programa a equipe de limpeza pública enviava fotos do trabalho que estava sendo realizado pela cidade, precisamente no bairro Nossa Senhora do Desterro.





O Prefeito ouviu com atenção as exigências dos ouvintes que fizeram cobranças pelo telefone, inclusive sobre questões do lixo e a iluminação pública.

Os participante do "Itaú agora" destacaram também a importância do papel dos Agentes Comunitários de Saúde que realizaram recentemente o cadastramento das famílias itauense, orientando que as mesmas não se neguem a realizar o cadastro, pois o mesmo, servirá, em um futuro bem próximo como prontuário dos pacientes que necessitam dos serviços de saúde pública (SUUS), todas as informações serão através do cartão do SUS, abolindo definitivamente o número do prontuário.

Participaram do Programa: O Prefeito Ciro Bezerra, o Coordenador de Saúde  Nedilson Paiva, o Chefe de Gabinete Wilson Melo, o Assessor de Comunicação Arlindo Maia e Phabiano Santos.








Fonte: Assecom de Itaú-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário