terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Secretaria Municipal de Educação de Itaú-RN, faz capacitação para busca ativa escolar de crianças e adolescentes


A Secretaria Municipal de Educação do município de Itaú-RN reuniu as Secretarias de Assistência Social e Saúde na manhã desta terça-feira (15) na Câmara Municipal de Itaú, para capacitar os seus membros e representantes na Busca Ativa Escolar. 

Como o próprio nome diz as secretarias em comum união buscarão ativamente identificar as crianças e adolescentes que estão fora da escola. O Projeto além de envolver o poder público conta também com a colaboração da sociedade civil que podem se engajar no projeto, assim como qualquer cidadão que possa identificar a comunicar aos agentes comunitários de saúde, visitadores do criança feliz ou na própria secretaria de educação municipal.




O Prefeito Ciro Bezerra fez uma pequena apresentação do programa destacando que "no século 21 não se pode admitir que os filhos deixem de ir para escola para aprender, pois é  caminho mais fácil para o conhecimento e o desenvolvimento, pessoal, da família, de uma comunidade é a educação. E só a educação pode melhorar a vida e condição humana". Avaliou o gestor.

O trabalho em conjunto visa recuperar crianças e adolescentes que abandonaram a escola, inclusive alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) onde de acordo com a Secretária de Educação Mirianete Brasil, a Escola Professor José Porto de Queirós está disponibilizando turmas de jovens e adultos nos períodos da tarde e noite, ou seja, vespertino e noturno respectivamente.

A Secretária demonstrou grande preocupação com o número (72) de crianças e adolescentes que estão fora da escola, pensando principalmente em poder proporcionar um futuro melhor para essas crianças, tendo em vista que, em muitos casos os pais ou responsáveis já estão com a situação fora do controlo, sendo preciso a união de todos para juntos abraçar a causa.

Durante a capacitação foram debatidas várias questões que pudessem amenizar a situação para retirada dessas crianças e jovens da vulnerabilidade social, inclusive as possíveis causas dessa evasão escolar.

Através do programa BUSCA ATIVA ESCOLAR as pessoas cadastradas poderão acompanhar todo trabalho está sendo feito desde a identificação do aluno fora da escola para assim dar total suporte e acompanhamento.

Veja todas as fotos clicando aqui ou na imagem abaixo:




Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário