O Programa "Itaú Agora" desta quarta-feira (19) foi voltado para a valorização da vida, vivendo o Setembro Amarelo que alerta as pessoas contra o suicídio.
Com a participação das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social contamos com as orientações das Psicólogas Wigma Soares e Rafaela Azuzzy, além da Coordenadora do CRAS Magnólia Almeida, Técnica da Assistência Social Das Dores Ferreira, a enfermeira Janeuma Kelly e o Assessor de Comunicação Social Arlindo Maia.
A Psicóloga Rafaela Azuzzy deu as dicas de como identificar os alertas do indivíduo que pretende cometer o ato de suicídio, seguido pela orientação de Profissional Wigma Soares que informou que essas pessoas querem se librar de uma "suposta dor" que são acometidas como forma de solucionar o problema que estão passando.
Rafaela ainda deu dicas de como a comunidade pode ajudar essas pessoas que sofrem algum mal, conversando com ela para evitar consequências graves, no caso a morte.
A Coordenadora do CRAS e a Técnica também deram a sua parcela de contribuição falando sobre as consequência e a pouca importância que a população dá ao assunto classificando muitas vezes como 'frescura" ou algo sem importância, lamentando quando o ato chega ao extremo.
A equipe do Setembro Amarelo convidou a comunidade Itauense para participarem de uma cainhada em prol da campanha que acontecerá na próxima terça-feira saindo da Biblioteca Pública Municipal na Praça Marcolino Bessa às 08 horas da manhã. A organização do evento pede aqueles pessoas que tem camisa amarela que faz uso durante a caminha, caso não tenha, isso não impede de você participar conosco da caminha.
As secretarias estão desenvolvendo atividades nas escolas chamando a atenção dos alunos sobre a Valorização da Vida falando sobre o suicídio e o Bulling na Escola, pedindo para que os mesmos deposite em uma urna amarela uma frase que identifica cada aluno, para que através desta, os profissionais possam identificar e compreender o que se passa na cabeça de cada jovens e adolescentes.
A Psicóloga Wigma Sores falou sobre o CVV (Centro de Valorização da Vida) que disponibiliza o número 188 para que as pessoas que precisam de ajuda procurem conversar com os atendentes que prestam esse belo serviço de salvar vidas.
O município de Itaú oferece acompanhamento Psicológico gratuito a toda população que necessite de atendimento através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social nas pessoas Wigma Soares e Rafaela Azuzzy.
Na oportunidade a Enfermeira Janeuma Kelly falou sobre a prorrogação da campanha de Vacinação contra a poliomelite e o sarampo, alertando os pais que não vacinaram seus filhos procurem as Unidades Básicas de Saúde Mãe Dália e Mãe Arlinda até o dia 28 de setembro término da campanha, onde foram identificados pela Secretaria Municipal de Saúde 30 crianças faltosas.
Setembro Amarelo o que é?
Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque internacionalmente o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por iniciativa da International Association for Suicide Prevention. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão. Durante o mês da campanha, costuma-se iluminar locais públicos com a cor amarela. Por exemplo, em 2015 foram iluminados o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional (DF), o Estádio Beira Rio (RS), entre outros.
Segundo informações da Organização Pan-Americana da Saúde, atualizadas em março deste ano, é estimado que mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão e cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano. Esta é a terceira principal causa de morte entre pessoas que possuem idades entre 15 e 29 anos.
Nesta quarta-feira (19) foi ao Ar a 28ª edição do Programa "Itaú Agora" pela Rádio Cidade FM Itauense 104,9 MHz ás 11 horas da manhã.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››