quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Prefeito Ciro Bezerra recebe veículo e equipamentos das mãos do Governador Robinson Farias


Na tarde desta quarta-feira, 11 de janeiro de 2017, o Prefeito Municipal de Itaú, Ciro Bezerra (DEM), acompanhado pelo Secretário Municipal de Agricultura,  José Roberto, Presidente da Câmara Municipal, Ítalo Medeiros e o Vereador Toinho Galego, foram até a cidade de Mossoró receber das mãos do Governador do Estado do RN, Robinson Farias, um Veículo Saveiro Frigorífico e equipamentos como balanças, computador e impressora em parceria com a EMATERN e IGARN.





Na ocasião foi entregue mudas de caju precoce através da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, totalizando 450 mil mudas, um projeto de reestruturação da cajucultura do estado, uma ação do Governo do Estado com investimento de quase trezentos mil reais, oriundos do acordo de empréstimo do Banco Mundial por meio do Projeto RN Sustentável.




As mudas serão plantadas nos municípios de Apodi, Serra do Mel, Caraúbas, Portalegre, Severiano Melo, Cerro Corá, Lagoa Nova e Jucurutu, sendo entregue simbolicamente a agricultores presente a cerimônia, ainda na ocasião o Governador e o Secretário Guilherme Saldanha, assinaram o projeto piloto de Apicultura, cajucultura e fruticultura irrigada por meio da promoção de alianças entre associações de produtores, cooperativas, centrais de cooperativas e empresas privadas, um investimento de nove milhões de reais.





Em seguida passou para entrega das ações do Estado junto ao IGARN, realizando a entrega de quatro veículos as cidades de Umarizal, Nova Cruz, Santa Cruz e Natal.







Prosseguindo com as ações referente a EMATERN, onde o Governador Robinson Faria, o Reitor da UFERSA José de Arimatéia, e a Diretora Geral da EMATERN Kátia Lopes, assinaram o termo de cooperação térmica com o intuito de unir forças juntamente com a UFERSA para atuarem em pesquisa, em ensino e extensão rural ao homem do campo potiguar.






E para encerrar o Governo do Estado por meio da EMATERN convidou os prefeitos(as) e entregou equipamentos para o projeto de apoio e modernização do programa de aquisição de alimento Compra Direta, contemplando 161 municípios, que passaram a contar com a estrutura composta por Veículos para transporte de produtos, balanças de pequena e média capacidade, livros, frízeres, computadores e impressoras.




O prefeito Ciro Bezerra disse estar muito feliz com a aquisição dos novos equipamentos, que vem para suprir alguns necessidades, em especial o carro saveiro frigorífico, que é de suma importância para o transporte de alimentos provenientes da compra direta, contribuindo para uma melhor qualidade de vida, pois saberá que a partir de então, esses alimentos estão sendo conduzidos de maneira adequada, promovendo vida e saúde aos alunos da rede municipal de ensino.




Para José Roberto, Secretário de Agricultura, a parceria do Governo da EMATERN e IGARN são de suma importância, visto que os recursos do RN sustentável estão sendo aplicado de maneira eficaz para os município do RN, onde a Cidade de Itaú não tem medido esforços para ficar atento as oportunidades que são apresentadas diante do quadro tão difícil que o Brasil se encontra hoje. E a aquisição desses equipamentos não deixa de ser uma grande conquista.




O Secretário Guilherme Saldanha destacou a crise e as dificuldades enfrentada pelo governo e a força que o mesmo tem se colocado a disposição da agricultura familiar, acreditando em um bom inverno, onde as sementes possam estar disponível no escritório da EMATERN já no final deste mês de janeiro.




A Prefeita de Mossoró Rosalba celebrou com alegria o anuncio da Azul Linhas Aéreas a operacionalização da empresa a partir do dia 12 de abril, no aeroporto e Mossoró, destacando a importância dessa parceria, para encurtar as distância para chegar a vários destinos do Brasil, fomentando o turismo das praias, do interior, das serras, das falésias e o a costa branca.

A Prefeita relembrou a luta do RN Sustentável, que teve que ir buscar em outros países, empréstimos mesmo tendo que esperar alguns anos, hoje pode se ver o resultado, dizendo-se feliz em ver o governo aplicando o projeto sem nenhuma alteração, finalizando dizendo ser como um filho que gestor e agora está sendo cuidado.




Encerrou o evento o Governador Robinson Faria dizendo ter vindo a Mossoró cumprir uma agenda intensa de trabalho, distribuída em três dias, destacando que a sua vinda não foi para discutir política, pois o partido do Governador se chama agora Rio Grande do Norte.

O governador falou um pouco sobre a crise financeira, dizendo que os prefeitos agora vão sentir na pele o que ele está sentindo na pele a dois anos, pois quando assumiu o governo saiu a notícia de que o Brasil estava quebrado, relembrando um bilhão de reais a menos nos cofres do estado, a Petrobras em dificuldade, sendo eleito no momento mais difícil da história.




Robinson disse estar entregando 22 carros para o programa da EMATERN da compra direta para fortalecer o agricultor familiar, que antes produziam seus alimentos com muito sacrifício e não tinha para vender; com uma mão o governo compra os produtos com a outra mão o governo dá o alimento para quem precisa.

O governador celebrou a cobertura contra a febre aftosa, feita pelo IGARN, atingindo 94%, fortalecendo a exportação que estava proibida e agora alcançou o maior patamar de cobertura ficando livre da febre aftosa.

Robinson faria continua sua visita à Mossoró até sexta-feira (13), onde nesta quinta-feira (12), entrega um tomógrafo ao Hospital Regional Tarcisio Maia, beneficiando Mossoró e toda região.

Veja todas as fotos da solenidade clicando aqui ou na imagem abaixo:





Fonte: Assecom de Itaú-RN

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Agentes comunitário de Saúde trabalham a todo vapor para implantação do prontuário eletrônico no município de Itaú-RN.



Os agentes comunitário de Saúde do município de Itaú-RN, estão trabalhando assiduamente em forma de mutirão para realização do cadastramento das famílias residentes no município para a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).



O trabalho em forma de mutirão que teve início em dezembro do ano passado (2016) tem alcançado grandes resultados, Já foram cadastradas 05 microareas de 13, restando 08 microareas que estão sendo visitadas pelos agentes comunitário de saúde, segundo informações da secretaria municipal de saúde.



Uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) é a atenção integrada no cuidado ao paciente, tendo como finalidades compartilhar a informação, facilitar o acesso, aproximar os serviços e estabelecer políticas comuns. Atualmente, as unidades básicas de saúde (UBS) não dispõem de recurso tecnológico que facilite organizar e registrar as informações dos atendimentos realizados aos usuários, o que impossibilita o acesso dos profissionais e dos serviços de saúde que compõem a rede municipal.

A informação do atendimento ao paciente se faz através do registro convencional, em papel, o que implica em uma variedade de formatos e conteúdos, sem uniformidade das informações registradas levando a falta de clareza, entendimento e padronização. Além disso, é necessário dispor de uma estrutura física adequada para o armazenamento e conservação dos prontuários.

O prontuário eletrônico do cidadão (PEC) traz a informatização dos conceitos iniciais do prontuário tradicional de papel e desempenha uma função fundamental na qualidade da assistência, além de apoiar os procedimentos de ensino e pesquisa médica.

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), o PEC é um registro de fatos que possibilita acima de tudo uma comunicação multiprofissional na assistência de saúde prestada em qualquer indivíduo.

A informatização dos sistemas de saúde é uma das prioridades da gestão do Ministério da Saúde. O objetivo é integrar o controle das ações, promover a correta aplicação dos recursos públicos, obter dados para o planejamento do setor e, principalmente, propiciar a ampliação do acesso e da qualidade da assistência prestada à população, tornando o atendimento mais eficiente. A medida ajudará também a reduzir custos, evitando, por exemplo, a duplicidade de exames ou retiradas de medicamentos.

Além de permite que todos os serviços de saúde da cidade possam acompanhar o histórico, os dados e o resultado de exames dos pacientes. Também será possível, de acordo com o Ministério da Saúde, verificar em tempo real a disponibilidade de medicamentos em farmácias e registrar visitas de agentes de saúde. A expectativa é que a transmissão digital dos dados da rede municipal à base nacional permita ainda a verificação online dos gastos feitos via Sistema Único de Saúde (SUS).

Bloqueio de recursos

Após o período previsto para adaptação, o pagamento do Piso da Atenção Básica (PAB) variável para as prefeituras – equivalente a R$ 10 bilhões ao ano – ficará condicionado à implantação do prontuário eletrônico. O recurso é aplicado no custeio de atendimentos de pediatria e de programas como Saúde da Família e Brasil Sorridente.

Os municípios que não se adequarem à proposta, segundo o ministro da Saúde, terão os repasses bloqueados. Em entrevista à imprensa, Barros lembrou que já há uma legislação vigente que vincula o repasse do PAB variável à devolução de informações. “Tudo o que é pago variável está sujeito à retenção no caso do não envio de informações”.

A pasta informou, entretanto, que vai apoiar cidades que apresentem dificuldades para implantar a nova versão da plataforma, conforme necessidades encaminhadas pelos gestores e que serão analisadas caso a caso. “Sem dúvida, alguns municípios vão reportar dificuldades de conectividade e infraestrutura”, disse Barros.



Fim do prontuário em papel

Dados do ministério revelam que, atualmente, 76% das unidades básicas de saúde registram o histórico do paciente em papel – apesar de informações do Ministério das Cidades darem conta de que todas essas cidades dispõem de ponto de internet banda larga.

Os números mostram que, das 41.688 unidades básicas de saúde em funcionamento em um total de 5.506 municípios, 10.134 já têm prontuário eletrônico, sendo que 2.902 utilizam versões oferecidas pelo ministério e 7.232 usam softwares próprios e privados. Ao todo, 106,98 milhões de pessoas já têm a plataforma à disposição.















Fonte: Assecom de Itaú-RN